sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PRATICAS DE ATENÇÃO EM FARMÁCIA E PRO SAÚDE UNIVILLE

Em uma tentativa de superar o modelo tradicional de pratica de saúde, centrado na doença e na utilização de tecnologias cada vez mais avançadas no processo de cura, e tendo ainda o modelo médico centrado e pautado quase que exclusivamente no uso de medicamentos como fator de intervenção no processo saúde-doença, o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró Saúde) surge como proposta de quebrar o paradigma existente e promover uma nova forma de trabalhar em saúde, fazendo com que os futuros profissionais tenham melhores condições de atuar no Sistema Único de Saúde de nosso país

O Pró-Saude visa então a formação de profissionais mais interados sobre a proposta do SUS, além de terem um novo olhar sobre o processo saúde-doença. Eixos norteadores como Planejamento Local em Saúde, Acolhimento, Educação em Saúde, Trabalho com Indivíduos, Família e Comunidade passam a integrar o saber especifico de cada profissão, com o intuito de termos profissionais não somente entendidos do seu saber profissional próprio, mas de profissionais que tenham conhecimentos compartilhados e  que dentro de suas especificidades, possam realizar a produção em saúde mais harmônica, humana e integralizada.

O curso de Farmácia, que tem origens tecnicistas, traz sua contribuição neste cenário através da implementação das políticas de saúde que envolve o uso dos medicamentos, do entendimento que o medicamento é um importante instrumento no processo de cura – mas não o único e nem tampouco auto-suficiente neste processo. A contribuição do Farmacêutico formado na nova lógica prevê um profissional que não fique a sombra do produto, mas que evidencie seu saber especifico em defesa da saúde, que entenda dos fundamentos do Sistema Único de Saúde e que atue de forma engajado no processo de Promoção a Saúde. Planejar saúde em cima das medicações utilizadas, acolher as demandas que trancendem o simples acesso do medicamento, educar a população sobre a melhor forma de utilizar a medicação – e de relacionar com ela, ter visão abrangente voltada para a família e comunidade são desafios que nossos alunos enfrentaram na busca de uma formação que os capacitem a atuar dentro da lógica de um sistema de saúde organizado para um país inteiro.

Os processos de reorientação da formação no Pró-Saúde estruturam-se em três eixos de transformação:

1. ORIENTAÇÃO TEÓRICA

• Priorizar os determinantes de saúde e os biológicos e sociais da doença;
• Pesquisa clínica-epidemiologica baseada em evidências para uma avaliação crítica do processo de Atenção Básica;
• Orientação sobre melhores práticas gerenciais que facilitem o relacionamento, e
• Atenção especial à educação permanente, não restrita à pós-graduação especializada.

2. CENÁRIOS DE PRÁTICA

• Utilização de processos de aprendizado ativo (nos moldes da educação de adultos);
• Aprender fazendo e com sentido crítico na análise da prática clínica;
• O eixo do aprendizado deve ser a própria atividade dos serviços;
• Ênfase no aprendizado baseado na solução de problemas, e
• Avaliação formativa e somativa.

3. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

• Diversificação, incluindo vários ambientes e níveis de atenção;
• Maior ênfase no nível básico com possibilidade de referência e contra-referência;
• Importância da excelência técnica e relevância social;
• Ampla cobertura da patologia prevalente;
• Interação com a comunidade e alunos, assumindo responsabilidade crescente mediante a evolução do aprendizado, e
• Importância do trabalho conjunto das equipes multiprofissionais

2 comentários:

  1. É de suma importância para nós, alunos do curso de Farmácia, ter essa interação com a comunidade e os profissionais de saúde. Principalmente,poder propor intervenções de melhoria na prática diária. Referente ao citado no texto, "Planejar saúde em cima das medicações utilizadas, acolher as demandas que trancendem o simples acesso do medicamento, educar a população sobre a melhor forma de utilizar a medicação", acredito que seja a melhor forma de utilizarmos o aprendizado adquirido em sala na promoção de saúde.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, nós, que iremos trabalhar com a saúde, devemos ter em mente que saúde não se baseia apenas em medicamentos e sim em ações que visem manter a qualidade de vida da população. É muito importante para nós, futuros farmacêutico, esse aprendizado, que nos orienta sobre como deve ser o trabalho no Sistema Único de Saúde.

    ResponderExcluir