No dia 09 de novembro de 2009, o professor Luciano Henrique juntamente com as acadêmicas Bruna, Djenifer, Ellen, Gisele e Susana foram até Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso V, para conhecer o ambiente e realizar a territorialização da área em que pretendem atuar, visando ter subsídios para o planejamento em saúde.
As agentes comunitárias de saúde (ACS) acompanharam a equipe, levando-os a conhecer as micro-áreas nas quais elas trabalham, citando os principais problemas detectados e os aspectos de cada região relacionados a estratégia da saúde da família.
Foi observado locais com baixa infra estrutura, em que as ruas são de chão batido. No entanto, as ACS informaram que atualmente está sendo realizado um projeto governamental de pavimentação de muitas ruas do bairro, além de melhorias que abrangem trabalhos de saneamento básico e construção de áreas de lazer, elementos importantes quando se pensa em saúde integral.
Ao final da territorialização, foi solicitado às agentes de saúde que fizessem um levantamento das casas onde há pessoas ou idosos com dificuldades de administração dos medicamentos, para que posteriormente a equipe Pró-Farma visite estas pessoas para que sejam avaliadas e orientadas de forma simples e eficaz sobre a utilização correta dos medicamentos. Outros planejamentos estão sendo feitos a partir dos dados da territorialização e do SIAB, como atividades com as mães de crianças (sobre auto medicação e seus riscos), trabalho sobre medicação na gestação, entre outros ações.
Susana Bovi Kaster – Aluna do quarto ano de farmácia - Integrante do Pro Farma
As atividades de territorialização em bairros da periferia são de suma importância para o conhecimento dos alunos quanto as maiores necessidades desses habitantes. Além disso, fornece subsídios para a carreira profissional de cada um.
ResponderExcluirContudo,a realização de projetos visando melhorias para a população é sempre um trabalho que trará resultados positivos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir